Currículo deve ser feito de acordo com a vaga



Fico impressionado que em pleno o século 21 ainda exista gente que quer colocar tudo no currículo (isso não foi um trocadilho).

Há alguns anos, num escritório de comércio exterior que trabalhei, chegou o currículo de uma moça tentando vaga para auxiliar de escritório. No currículo dela havia vários cursos de informática, inglês básico e telemarketing. Até ai tudo bem. Mas, ela também colocou um curso de "técnico de enfermagem" e outros que não tinham nada a ver com escritório (curso de artesanato?!). Isso me chamou muita atenção. Ela deveria informar que fez este curso de enfermagem num currículo enviado a um hospital ou clínica, não é verdade? Ao tentar a vaga no escritório, ela deveria ter montado um currículo somente com o que tem a ver com o ramo. Colocar um monte de coisas no currículo (como neste caso) faz parecer que você está desesperado. E isso não é nada bom! Empresas precisam de gente preparada e não de pessoas desesperadas pra arranjar um emprego.

O pior é que vi um monte de currículos assim. Vi também muitos currículos excelentes, resumidos e práticos. E foi assim que aprendi a importância de saber montar este documento que pode ser sua maior vantagem ou seu pior inimigo.

Pessoal, um currículo deve ser editado de acordo com a vaga que você está procurando. Por isso não vale à pena ter apenas um currículo com tudo que já você fez hoje. Vai parecer que você não sabe o que quer da vida. Isso é verdade, você não faz a menor ideia do que quer da vida. Mas, ninguém precisa saber disso. Principalmente o seu futuro patrão! Quando um patrão precisa de um funcionário, ele espera encontrar a pessoa mais bem preparada para aquela função. Por exemplo, uma vaga para serviços gerais é disputada por dois candidatos: um com nível superior, inglês básico e informática, o outro com ensino médio que já trabalhou como ajudante num depósito. Quem você escolheria? Se o universitário retirasse algumas coisas do currículo teria mais chances, com certeza.

Pode parecer estranho que alguém com nível superior fosse atrás de uma vaga assim. Mas, não duvide da necessidade e vontade das pessoas trabalharem. Eu não duvido. Por isso mesmo acho que devemos usar o bom senso. Aconselho todo mundo a montar um currículo bem simples, objetivo e totalmente de acordo com a vaga desejada.

Quando parei de trabalhar com comércio exterior e me tornei professor de inglês, coloquei estas dicas em prática e isso me ajudou muito. Sinceramente, eu espero que elas te ajudem também!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Limite Da Imaginação | Por Jorge Marques

"Vai Morrer Um Milhão", O Curioso Caso dos Números Torturados!

5 Canais Nostálgicos no YouTube Brasil

O que significa "Babilônia em Chamas"?