Porque Todos Pensam que Estudante de Filosofia é Maconheiro | Jorge Marques

 

Sempre que se fala em estudantes de Filosofia é inevitável fazer piadas envolvendo a maconha. Dentre todos os cursos de humanas, a Filosofia é, sem dúvida, o curso que mais carrega esta fama. Mas por que será que é assim?

Bem, aparentemente, as coisas difíceis de se compreender que a Filosofia nos apresenta podem parecer apenas uma louca viagem da cabeça de algum maconheiro. Mas não tem nada disso. Sem querer estragar a piada, a Filosofia é muito mais que gente chapada. Ela tem critérios e exige estudo de verdade e não vagabundagem. Há diversas escolas, tradições e muita bibliografia pra ler.

Tá bom, é verdade que muitos alunos (muitos mesmo!) são chegados no cigarro do reggae e que alguns parecem com lunáticos. Mas não precisa ser estudante de filosofia pra fazer cosplay de Bob Marley (com todo respeito ao grande compositor).

No tempo que passei na universidade (como estudante de Filosofia), vi gente usando e abusando da maconha. Uma vez, fui ao Centro Acadêmico do meu curso e vi uma moça saindo de lá completamente zonza dizendo que já era o quarto "beck" que ela fumava apenas naquela tarde de sol. É a coisa mais comum do mundo numa universidade pública. É tão comum que, às vezes, os maconheiros mandavam toda sua fumaça pra dentro da sala de aula: era maravilhoso, pra não dizer o contrário. Pensando melhor, esse negócio de fumaça entrando na sala de aula pode comprometer seriamente o meu argumento.

Enfim, os melhores alunos que vi por lá eram pessoas muito bem ajuízadas e dedicadas aos estudos, enquanto os viciados eram apenas viciados. Sei que isso tira a graça da brincadeira, mas aquela coisa do estudante de humanas, estilo Salsicha do Scooby-Doo, que vive muito louco com cheiro de erva, tem em qualquer curso. Na verdade, não precisa nem ser da faculdade de humanas pra isso. Não precisa nem estudar pra gostar de fumar maconha!

É isso, fiquem com essa pérola de sabedoria:

"Se você fumar maconha, você não vai se tornar um filósofo: você vai ser um maconheiro!"


Imagens (editadas): pixabay.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Canais Nostálgicos no YouTube Brasil

O que significa "Babilônia em Chamas"?

É preciso imaginar Sísifo feliz, diz Camus (O Filósofo do Absurdo)

Ninguém Está Com a Razão Só Porque Se Sente Ofendido | Jorge Marques