Afinal De Contas: O Que É Filosofia?


Muitas pessoas são fãs da filosofia e desejam estudar o assunto mais a fundo. Mas, quando perguntadas sobre o que é a filosofia, talvez, a maioria delas fique um pouco perdida na hora de responder a esta pergunta tão peculiar. Apesar desta dificuldade, eu vou tentar fazer a minha parte como estudante de filosofia.

Imagem: pixabay.com

Bem, dizer o que é a filosofia é um pouco complicado porque não há muito consenso entre os filósofos: é mais fácil, por exemplo, defender a importância da filosofia do que dizer o que ela é exatamente. Isso, porque, assim como outros ramos do saber, a filosofia tem áreas distintas, escolas e movimentos filosóficos diferentes, que vão se confrontando ao longo da história. E por isso mesmo, a definição de filosofia não é um ponto pacífico. Então, basicamente nós podemos falar de uma família de filosofias, de um conjunto de várias correntes, vários autores, vários filósofos. Existe a filosofia clássica grega, existem os medievais (que são mais ligados à tradição cristã), temos a filosofia continental (formada basicamente pelos pensadores europeus) e a filosofia analítica (que é aquela baseada na lógica e muito comum nos países de língua inglesa).

Então, diante desta enorme salada, fica mais fácil dizer que a filosofia é um grande pacotão, um conjunto, uma família de coisas (pegando aqui o conceito de semelhança de família, da filosofia do Segundo Wittgenstein). Essa é uma definição que eu, particularmente, gosto mais, por isso que ela está aqui. Mas, há outras perspectivas interessantes, como esta: filosofia é uma opinião devidamente fundamentada. Isto é, você apresenta suas tese (que é sua opinião) e apresenta junto com ela os seus argumentos. Em outras palavras você diz o que é uma coisa e diz porque é, certo? Diga o que pensa e diga porque pensa assim: isso é filosofia. Agora, filosofar não é simplesmente dizer "porquês" sem noção, ignorando a lógica, a razão e a realidade, ou a ciência, utilizando nada mais que sua criatividade e imaginação. Você tem que manter o pé no chão pra poder fundamentar sua opinião. Se não sua opinião vai funcionar muito mais como ficção. Eu não vou dizer, por ai, que o mundo é apenas um sonho na cabeça de algum ser sobrenatural só porque eu vi isso num filme. Esse não pode ser seu argumento: uma obra de ficção. Isso não tem cabimento. Um filme pode ser um exemplo, uma ilustração do seu ponto de vista. Mas, argumento não. Não é por ai.

Resumindo, a filosofia é um conunto de correntes filosóficas, uma família de filosofias (muito parecido com o que ocorre nas ciências, na psicologia, na medicina, etc). Além disso, a filosofia pode ser compreendida como uma opinião fundamentada, uma tese seguida de argumentos em favor desta tese. É isso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Limite Da Imaginação | Por Jorge Marques

"Vai Morrer Um Milhão", O Curioso Caso dos Números Torturados!

5 Canais Nostálgicos no YouTube Brasil

O que significa "Babilônia em Chamas"?