"Vai Morrer Um Milhão", O Curioso Caso dos Números Torturados!

 

    Dizem que, se você torturar os números, eles falam o que você quiser! Já pensou, você colocando uma arma na cabeça do 2 e ele dizendo que é 200? Pois é, jovem! Há muitos exemplos curiosos dessa incrível magia ao longo da história.

    O pequeno erro do biólogo Átila, que admitiu ter sido "otimista" ao prever um milhão de mortos até agosto de 2020, virou uma estória da carochinha que serviu de justificativa para brincadeiras com o dinheiro púbico, para experiências com a liberdade e com o futuro do país. Do outro lado da moeda, o ex-ministro Osmar Terra disse que seriam mais ou menos (leia com a voz do Poderoso Castiga) 2100 mortos. Essa aposta do seu Osmar acabou fortalecendo aquele alvoroço pelo retorno total do comércio. Não preciso dizer que os dois sujeitos empolgados erraram bunitu!

    Bem, aqui não estou julgando o valor da vida, nem o melhor jeito de se combater a pandemia, MAS, a irresponsabilidade com os números, algo que pode ser muito perigoso para o futuro desse país véi tão lascado. Talvez mais perigoso que o próprio coronga!

    Outro exemplo interessante na nossa dura luta com os números é o do matemático da USP que "previu" que Haddad tinha 99% de chance de vencer Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018. Não sei que tipo de análise esse homem fez, mas, ele não passou nem perto! Parece que é parente do Átila...

    Há vários casos de números sendo torturados nos porões da conveniência ideológica: que todo o gelo da terra derreteria até 2020, que estaríamos em guerra mundial por comida até o fim do século passado, etc. Pelo visto, os homens querem ser mais espertos que a própria matemática (se não estivermos de olhos bem abertos, é claro).

 

Imagem: piaxabay.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa "Babilônia em Chamas"?

5 Canais Nostálgicos no YouTube Brasil

É preciso imaginar Sísifo feliz, diz Camus (O Filósofo do Absurdo)

Ninguém Está Com a Razão Só Porque Se Sente Ofendido | Jorge Marques