Ninguém Está Com a Razão Só Porque Se Sente Ofendido | Jorge Marques

    Estamos num tempo em que as pessoas parecem se ofender até com o vento! Então é melhor segurar seus gases na frente dessa gente tão sensível. Enquanto avistamos os guerreiros do cancelamento avançando contra a liberdade de expressão, devemos refletir um pouco mais sobre essa coisa de ofender e se sentir ofendido.

    Bem, por um lado, eu penso que qualquer um tem o direito de choramingar e reclamar de uma piada, de uma expressão que não gosta, de brincadeira que considera ofensiva, etc. Se vemos cada vez mais gente reclamando na internet, se o mundo parece mais chato por causa disso, certamente isso comprova que ainda somos livres (talvez mais livres que nunca!). Agora, por outro lado, o bom senso nos faz lembrar que ninguém neste mundo está com a razão simplesmente porque acha que algo é ofensivo.

    É claro que a gente nunca tem certeza se uma coisa é realmente ofensiva até que a piada seja sobre nossos próprios pontos fracos. Um cristão pode alegar que piadas com gays não são um problema até que alguém faça piadas com Cristo. Da mesma forma, esquerdistas podem gostar de ridicularizar Bolsonaro até que alguém faça memes com o Lula.

    Parece que só sabemos se algo é ofensivo de verdade quando pisam no nosso calo, não é? Enfim, a hipocrisia... Mesmo assim, a liberdade de expressão permanece de pé, não importando nossos sentimentos. Talvez ignorar a piada seja muito mais eficaz do que limitar a liberdade. Ela é valiosa demais num mundo que vive se deparando com projetos autoritários, censura, controle da internet (ideias muito populares na classe política).

Curiosidade! Nos EUA, a direita criou uma expressão para quem se ofende fácil, são os "snowflakes" (ou "flocos de neve" em português). Já os esquerdistas criaram os chamados "safe spaces" ("espaços seguros"), que são locais numa universidade, por exemplo, onde pessoas mais sensíveis podem se proteger de opiniões e ideias das quais não gosta.

Imagem: pixabay.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Canais Nostálgicos no YouTube Brasil

O que significa "Babilônia em Chamas"?

É preciso imaginar Sísifo feliz, diz Camus (O Filósofo do Absurdo)